ENTRETENIMENTO
05/01/2019 11:41 -02 | Atualizado 05/01/2019 11:48 -02

15 livros que vão virar filme em 2019

De clássicos a best-sellers, saiba quais são os livros que já foram lançados no Brasil que ganharão uma adaptação para os cinemas neste ano.

"After", "Artemis Fowl" e "Cemitério Maldito" são alguns dos destaques.
Montagem/Divulgação
"After", "Artemis Fowl" e "Cemitério Maldito" são alguns dos destaques.

Nem sempre bons livros acabam gerando bons filmes, mas uma coisa é inegável: todo leitor fica ansioso para ver seus livros preferidos ganharem vida no cinema.

Pensando nisso, reunimos 15 livros que já foram lançados no Brasil e que serão adaptados para telona em 2019.

De clássicos a best-sellers, há histórias de diversos gêneros e para todas as idades.

Já deixe marcado na sua agenda.

Veja aqui nossa lista:

Mulherzinhas, Louisa May Alcott

Divulgação
Emma Watson, Saoirse Ronan, Florence Pugh e Eliza Scanlen nas filmagens de "Mulherzinhas".

Publicado em 1868, o livro de Louisa May Alcott já teve várias adaptações para o cinema. Até uma de 1933 que contou com a própria autora como uma das roteiristas. Mas o que chama a atenção desta aqui é que, além da direção de Greta Gerwig, que concorreu ao Oscar de Melhor Diretor logo em sua estreia (Lady Bird: Hora de Voar), conta com um elenco que mescla atores novos em alta com veteranos de peso, como Meryl Streep, Saoirse Ronan, Emma Watson, Laura Dern e Timothée Chalamet. O filme está em pós-produção e a previsão para o lançamento é dezembro de 2019. Ou seja, dá bastante tempo para ler (ou reler) o livro antes.

Turma da Mônica - Laços, Vitor e Lu Cafaggi

Dirigido por Daniel Rezende, reconhecido editor que estreou como diretor com Bingo: O Rei das Manhãs, a 2ª graphic novel do universo MSP (Mauricio de Sousa Produções), o romance gráfico Turma da Mônica - Laços virou um hit logo que foi publicado, em julho de 2013. Tanto que acabou impulsionando uma série de outras graphic novels envolvendo diversos outros personagens do quadrinista brasileiro. O filme, que teve seu trailer lançado em dezembro de 2018, será lançado em 27 de julho de 2019.

Cadê Você, Bernadette?, Maria Semple

Segundo livro de Maria Semple, que já atuou como roteirista de séries como Mad About You e Arrested Development, Cadê Você, Bernadette? - lançado por aqui pela Companhia das Letras em 2013 - é uma comédia que tem tudo para fazer bonito na telona. Por quê? Além de ser dirigido pelo sempre muito competente Richard Linklater (Boyhood e trilogia Antes do Amanhecer, Antes do Pôr-do-Sol e Antes da Meia-Noite), traz um elenco encabeçado por Cate Blanchett. A previsão é que chegue já na metade final de março aos cinemas.

A Cinco Passos de Você, Rachael Lippincott, Mikki Daughtry e Tobias Iaconis

Tudo bem que A Cinco Passos de Você ainda não tenha sido publicado no Brasil. mas Isso vai acontecer já agora em fevereiro. O romance conta a história de um menino e uma menina que se apaixonam mesmo tendo fibrose cística, uma grave doença no pulmão. Lembrou algum outro livro/filme? Pois é, A Cinco Passos de Você tem tudo para ser o novo A Culpa é das Estrelas. O filme tem lançamento marcado para março, o que dá pelo menos 1 mês para você ler o livro antes de ver a história na telona.

Artemis Fowl, Eoin Colfer

Falando em "novas versões de livros bem-sucedidos", quando foi publicado, lá em 2001, o primeiro episódio da de Artemis Fowl, O Menino Prodígio do Crime (Ed. Record), foi comparado a Harry Potter. Nessa onda de otimismo, a série logo teve seus direitos de filmagem comprados, mas seu prestígio foi esfriando com o tempo e o filme foi sendo adiado. Enquanto isso, mais 6 livros foram publicados, e a versão cinematográfica estreia faltando apenas um livro para terminar a saga. Pelo menos é isso que o escritor irlandês Eoin Colfer prometeu. Mesmo sem o buzz de antigamente, muita gente que leu as aventuras do esperto Artemis Fowl no começo dos anos 2000 está ansioso para vê-lo se tornar um personagem de carne e osso. Agosto é o mês em que estreia nos cinemas.

O Sol Também é uma Estrela, Nicola Yoon

Divulgação
Os atores Charles Melton e Yara Shahidi no set de filmagens de "O Sol Também é uma Estrela".

Após outro livro seu ser transportado para a telona (Tudo Sobre Todas as Coisas) sem muito sucesso em 2017, a escritora Nicola Yoon ganha uma nova chance de ver seu texto recebendo uma adaptação cinematográfica. Lançado por aqui em março de 2017 pela Editora Arqueiro, O Sol Também é uma Estrela se manteve um bom tempo no topo das lista de mais vendidos do The New York Times. O filme é uma aposta. Sem muitas informações divulgadas, ele é dirigido pela cineasta Ry Russo-Young, do bom (mas meio ignorado) Antes que eu Vá (2017). O lançamento da produção está marcado para maio.

O Pintassilgo, Donna Tartt

Divulgação
Os atores Aneurin Barnard e Ansel Elgort em cena de "O Pintassilgo".

Não é sempre que um best-seller ganha um prêmio importante como o Pulitzer. Sucesso de crítica e de vendas, o livro de Donna Tartt foi lançado no Brasil pela Companhia das Letras em 2014, e sua adaptação para o cinema é uma das mais aguardadas neste ano. A direção é do irlandês John Crowley, que dirigiu o bem recebido longa Brooklyn, em 2015. Nicole Kidman e Ansel Elgort (de A Culpa é das Estrelas e Baby Driver) são as estrelas dessa produção que chega aos cinemas no mês de outubro. O que dá tempo suficiente para ler o livro, mesmo que ele seja um calhamaço de 728 páginas.

A Mulher na Janela, A. J. Finn

Montagem/Divulgação
Am y Adams encabeça o elenco da adaptação cinematográfica do livro "A Mulher na Janela".

Primeiro romance do crítico literário inglês A.J. Finn, A Mulher na Janela é um thriller que surpreendeu a todos. Reverenciado até por Stephen King, a obra virou um best-seller instantâneo e teve seus direitos comprados para virar filme rapidinho. O diretor foi escolhido a dedo. Adaptações de livro não são uma novidade para Joe Wright. Ele tem no seu currículo versões cinematográficas de obras como Orgulho e Preconceito, de Jane Austen; Anna Karenina, de Tolstoy; e fez um trabalho excelente em Desejo e Reparação (2007), adaptação de Reparação, de Ian McEwan. O elenco também é dos melhores, com Amy Adams, Gary Oldman e Julianne Moore. Está previsto para estrear em outubro. O livro chegou ao Brasil pela editora Arqueiro em março de 2018.

Cemitério Maldito, Stephen King

Mesmo tendo se tornado um cult desde quando foi lançado, no final dos anos 1980, o Cemitério Maldito de Mary Lambert não é uma das melhores versões cinematográficas de um livro de Stephen King. Talvez por isso a Universal tenha se interessado em tentar de novo. Porém, a produção tem um orçamento modesto e aposta em 2 diretores com um currículo ainda sem tanto prestígio, como Kevin Kölsch e Dennis Widmyer. O elenco também não é muito estrelado, mas tem o excelente veterano John Lithgow. O livro O Cemitério já ganhou várias versões publicadas por editoras diferentes e é bem fácil de achar em sebos.

It A Coisa, Stephen King

Continuando com o Mestre do Terror... Diferentemente da primeira adaptação de 1990 (que na verdade é uma minissérie feita para a TV), It A Coisa foi dividido em duas partes nessa nova versão cinematográfica. Depois do lançamento da primeira, em 2017, quando os personagens são crianças, agora em setembro de 2019 a história conta com o reencontro deles, já adultos, com o assustador palhaço Pennywise. Por conta do filme de 2017, o livro ganhou uma edição nova relançada naquele mesmo ano pela Suma das Letras.

After, Anna Tood

Fenômeno na plataforma de leitura Wattpad, onde superou a marca de 1 bilhão de acessos, a série literária After foi transformada em livro físico. O sucesso não chegou a ser o mesmo da versão eletrônica, mas mesmo assim vendeu bem. Isso era esperado, já que a trama, mesmo discutindo um assunto pesado como uma relação abusiva, é muito mais voltada para o público teen. O que resta saber é se esse nicho mais jovem ficará tão empolgado para ir ao cinema assistir ao romance conturbado entre a certinha Tessa (Josephine Langford) e o bad boy Hardin (Hero Fiennes Tiffin). O livro saiu por aqui pela Editora Paralela em 2014. Já a versão cinematográfica será lançada em abril de 2019.

O Dia Seguinte, Rhidian Brook

O drama O Dia Seguinte, lançado aqui pela Intrínseca em 2014, chega ao cinema como uma aposta de um diretor do mais alto calibre, o inglês Ridley Scott (Blade Runner, O Caçador de Androides e Gladiador). Aqui ele atua como produtor executivo de uma história que conta um complicado triângulo amoroso entre um militar inglês, sua noiva e um senhorio berlinense na Alemanha pós 2ª Guerra Mundial. O filme, que estreia por aqui em março, é estrelado por Keira Knightley, Alexander Skarsgård e Jason Clarke.

Por Lugares Incríveis, Jennifer Niven

Divulgação
Elle Fanning e Justice Smith em cena do filme "Por Lugares Incríveis".

Mesmo ainda sem data definida para estrear na telona, Por Lugares Incríveis gera muita ansiedade. O best-seller segue o estilo da escritora Jennifer Niven, que gosto de discutir assuntos mais densos mesmo escrevendo para adolescentes. Aqui o tema é o suicídio. Lançado no Brasil em 2015 pela editora Seguinte, o livro conta a história de Violet e Finch, dois estudantes com personalidades e realidades totalmente diferentes que acabam se encontrando na torre de uma escola, de onde eles pretendiam se jogar. No cinema, a dupla será interpretada pelos talentosos Elle Fanning (O Demônio de Neon e Malévola) e Justice Smith (Cidades de Papel e a série The Get Down).

O Jardim Secreto, Frances Hodgson Burnett

Montagem/Divulgação
Esta é a 2ª vez que o ator Colin Firth participa de uma adaptação do clássico "O Jardim Secreto".

Considerado um dos mais importantes livros infantojuvenis do século 20, a obra escrita por Frances Hodgson Burnett em 1911 já ganhou muitas versões para a TV e o cinema. O curioso é que o ator Colin Firth, que estava em uma versão cinematográfica de 1987 (não a mais conhecida, de 1993) como a versão adulta de Colin Craven, o garoto na cadeira de rodas, agora volta como o pai do menino. No Brasil o livro já foi lançado por editoras diferentes com o passar dos anos. A edição mais recente é da Penguin-Companhia das Letras, de 2017. O filme ainda não tem data definida de lançamento.

A Volta do Parafuso, Henry James

Divulgação
Finn Wolfhard e Brooklynn Prince no set de filmagem de "Turning".

E falando em clássicos... A Volta do Parafuso é um dos livros precursores das histórias de fantasmas. A obra de Henry James já foi adaptada para o cinema inúmeras vezes, mas esta versão traz algumas particularidades. Primeiro porque é uma produção de ninguém menos que Steven Spielberg, e segundo porque é uma versão modernizada da trama que traz 2 atores mirins que prometem muito, como Finn Wolfhard, o Mike da série Stranger Things; e Brooklynn Prince, que arrasou em Projeto Flórida. A direção fica a cargo da italiana Floria Sigismondi, que já dirigiu diversos videoclipes e alguns episódios de séries famosas, como O Demolidor, American Gods e The Handmaid's Tale. O filme Turning ainda não tem data definida, mas você pode encontrar o livro facilmente.