NOTÍCIAS
08/01/2019 07:49 -02 | Atualizado 08/01/2019 07:49 -02

CES 2019: As principais novidades da maior feira de tecnologia do mundo

O Consumer Electronics Show começa oficialmente nesta terça-feira (8) em Las Vegas, nos EUA.

A TV R LG Signature OLED foi apresentada nesta segunda-feira antes do início da CES 2019.
ASSOCIATED PRESS
A TV R LG Signature OLED foi apresentada nesta segunda-feira antes do início da CES 2019.

Consumer Electronics Show 2019, mais conhecida pela sigla CES, é a maior feira de tecnologia do mundo, que acontece anualmente desde 1967 e neste ano será realizada de terça (8) a sexta-feira (11) em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Steve Marcus / Reuters
Tecnologia QLED com resolução 8K vai invadir os lares dos consumidores em 2019, segundo previsão dos organizadores da Feira.

LG, Samsung, Qualcomm, Sony, Intel, TCL e outras empresas gigantes do setor já confirmaram presença e apresentarão aos visitantes as principais tendências e novidades do mercado em TV's, smartphones, inteligência artificial, realidade virtual, robóticas, carros conectados e muito mais.

Steve Marcus / Reuters
Bandeja carrega série de dispositivos ao mesmo tempo por meio de tecnologia wireless.

Segundo a Consumer Technology Association (CTA), entidade que organiza o evento, a expectativa é que 200 mil participantes tenham acesso às principais tendências que serão mostradas na Feira em 2019 e que o faturamento no mercado de tecnologia estabeleça um novo recorde, na casa de R$ 398 bilhões.

Smartphones dobráveis e TVs 8k

ROBYN BECK via Getty Images

Entre as novidades mais faladas estão duas que há algum tempo estão em desenvolvimento: Os smartphones com telas dobráveis e os aparelhos de televisão com tecnologia 8k. A Sony, a Samsung e a LG também podem inserir a tecnologia dos smartphones dobráveis nos laptops, que passariam a ter telas OLED que se estenderiam até a área dos teclados.

Reprodução/YouTube
Primeiro celular com tela dobrável do mundo será produzido pela Royole.

Sobre as TVs com tecnologia 8k, a estimativa é que as vendas atinjam 1,5 milhão até 2022, sendo 200 mil somente em 2019. O principal desafio, segundo a CTA, é gerar uma boa quantidade de conteúdo com resolução 8k para os clientes que adotarem a tecnologia de ponta em suas casas.

Outras tendências do mundo tech

Steve Marcus / Reuters
Aplicativo YouCam Makeup mostra ao consumidor como ele ficaria com diferentes tipos de cabelo, por exemplo.

Nem só os celulares e TV's terão acesso à tecnologia "inteligente" em 2019. A atual edição da CES promete apresentar novidades sobre o tema para carros, casas, apps voltados para a saúde, eletrodomésticos e outros objetos, como espelhos ou armários.

Steve Marcus / Reuters
Esse é o D Free, aparelho de ultrassom criado para ajudar pessoas que sofrem de incontinência.

No mundo automotivo, a expectativa é que os carros autônomos (que funcionam sem a necessidade de um motorista ao volante) estejam completamente operantes até 2030.

Alexandria Sage / Reuters
Inovações e interatividade chegarão com tudo ao meio automotivo em 2019.

Três cidades norte-americanas passarão a testar a tecnologia ainda este ano com três montadores diferentes. A General Motors (Chevrolet) levará seus modelos para São Francisco, enquanto a Ford efetuará testes em Washington. A Daimler/Bosh usará San Jose, na Califórnia, como palco de suas inovações.

Apple não vai, mas 'marca presença'

Se você pretende ir à feira sonhando em ver como será um protótipo de um hipotético Iphone XI, no entanto, pode tirar o cavalinho da chuva.

Como ocorre em todos os anos, a Apple, um dos maiores ícones de tecnologia do planeta, não estará presente na edição 2019 da CES.

A empresa aproveitou a proximidade do evento, no entanto, para brincar com os participantes da Feira em um outdoor colocado na cidade de Las Vegas com os dizeres "O que acontece no seu iPhone fica no seu iPhone".

O trocadilho, que faz referência ao slogan "O que acontece em Vegas fica em Vegas", também é uma forma de cutucar a segurança de dados que supostamente é falha em empresas concorrentes, que acabaram sofrendo bastante em 2018 com o vazamento de dados confidenciais de seus clientes.

Mais informações sobre a edição 2019 da Consumers Electronics Show podem ser encontradas na página oficial do evento.